O setor de sistema de segurança eletrônica é bem complexo, principalmente quando envolve o monitoramento de alarme e seu funcionamento, somado ainda outros serviços, como câmeras de segurança, cerca elétrica, segunda vias de comunicação, entre outros.
Isso abre uma brecha perigosa para as pessoas que confiam no serviço prestado e para aquelas que têm algum interesse em aderir: a desinformação. E, juntamente, surgem os boatos, que neste artigo trataremos por “mitos”. Portanto, fiquem com os cinco mitos mais absurdos e as verdades em relação ao monitoramento de alarme.
Mito #1: Não preciso de alarme, já instalei uma cerca elétrica e é suficiente
Este talvez seja um dos maiores erros que as pessoas cometem. A cerca elétrica de forma isolada cria uma falsa sensação de segurança, o que pode ser pior do que não ter segurança. A maioria das invasões, principalmente em residências, se dá através dos portões ou até mesmo por buracos nos muros, onde a cerca é ineficiente.
Ela, nada mais é que um dispositivo importante, mas deve ser tratada apenas como mais um sensor de um sistema de segurança monitorado 24 horas.
Mito #2: Basta o invasor cortar a linha telefônica para interromper o monitoramento
A maioria dos alarmes ainda é monitorado por linha telefônica e, durante muitos anos era tratado como um tabu, porque, caso a linha fosse cortada, não havia opções para uma segunda via de comunicação ou, quando havia, eram pouco eficientes. Com o surgimento dos GPRS isso mudou completamente porque a comunicação passou a ser feita por um chip de celular, de forma rápida e competente . Mas com o tempo as empresas começaram a se deparar com um problema sério: a dependência das operadoras de telefonia, que via de regra priorizam as chamadas de voz. A solução têm sido o sistema de rádio, que é veloz , seguro e não depende das operadoras
Mito #3: Alarmes não funcionam, só disparam em falso e incomodam
Este talvez seja um dos maiores problemas da segurança eletrônica, principalmente por ser causado por projetos mal feitos de empresas sem capacitação. Mas é possível mudar este cenário. A Satélite Alarme dispõe de dois e-books que ajudam a enfrentar este problema. O primeiro é o “Como Escolher sua Empresa de Segurança” e o segundo explica o funcionamento dos sensores. Cada sensor tem uma finalidade diferente, e é justamente quando eles são mal utilizados que surgem os problemas. Muitos disparos falsos são causados pelos próprios usuários e este assunto também é abordado no nosso blog.
Mito #4: Se o meu alarme disparar a polícia não vai ao local.
Realmente a polícia não tem estrutura nem efetivo para verificar todos os disparos provocados pelo alarme e também não é a finalidade dela. Por isso, é fundamental que sejam acionados somente quando for realmente necessário. Porém, como fazer isso sem cometer erros?
Mais uma vez a empresa que faz o projeto de alarme e monitora deve ser de confiança e bem estruturada. Em nosso ebook sobre o monitoramento de alarme, mostramos claramente como isso pode ser feito, explicando como é tratado cada evento de alarme que chega a uma central de monitoramento.
Outro serviço que cresce rapidamente, e este sim pode eliminar os acionamentos indevidos da polícia, é o monitoramento integrado de alarme e câmeras. Quando um evento de alarme chega para a empresa de monitoramento, ela passa a acompanhar as imagens do local. Em nosso blog também abordamos este assunto.
Mito #5: É caro ter alarme monitorado
Como todo negócio, especialmente se tratando de questões delicadas como segurança, educação e saúde, o “caro” é um termo relativo. Qual é o preço para estar devidamente seguro? Sabemos o quão difícil é mensurar, logo, este pode ser considerado o maior mito da nossa lista. Além de tudo, há muitas variáveis na hora de calcular, pois devem ser levados em consideração o número de sensores, pontos de entrada, qualidade dos equipamentos e instalação e, claro, os serviços que serão contratados.
Que tal? Você se depara com essas informações o tempo todo também? Conte-nos sobre suas dúvidas em relação à segurança eletrônica, talvez possamos ajudar outras pessoas e, até mesmo, criar novos conteúdos interessantes sobre o tema. Não deixe de entrar em contato com a Satélite Alarme. Estamos aqui para te ajudar.