A cerca elétrica funciona como um complemento ao seu alarme monitorado. Por exemplo, você, cliente, já está com o alarme funcionando adequadamente, e gostaria de incrementar mais um produto à sua segurança. Esse “a mais” costuma ser a famosa Cerca Elétrica.
Mas você sabe como ela funciona realmente?
Como a cerca elétrica é agregada ao alarme, podemos nos referir a ela como uma segurança extra, ou até mesmo um sensor a mais. E seu objetivo primordial é dificultar o acesso de um possível invasor, através da emissão de pulsos de alta tensão (aproximadamente 8 mil volts) e de baixa amperagem. Devido a essas características, esse “choque” impulsiona o sujeito para longe dos fios, mas não o mantém grudado e acima de tudo, não mata.
O funcionamento da cerca é extremante simples. São fixadas hastes com isoladores no muro, e nesses isoladores é amarrado um fio de aço inox, que será o condutor da energia. A central de choque emite uma corrente, que percorre os fios de arame, e retorna à central. A interrupção da corrente ou a sua diminuição abaixo de um valor mínimo, aciona o sistema de alarme. Um simples choque pode não ser suficiente para acionar o alarme, porque a central demora uns segundos para sentir a falta da corrente.
Por mais que o funciona seja simples, principalmente, se comparamos a outros meios de proteção, é preciso fazer a instalação com uma empresa de confiança. Afinal, o material pode ser de procedência duvidosa, é preciso haver uma manutenção periódica e, acima de tudo, pode até não parecer, mas existe muita técnica na montagem e na passagem dos fios de aço inox. Não é raro encontramos cercas com fios ligados de forma errada e que quando cortados, não acionam o alarme.
Em caso de dúvida, não hesite em entrar em contato com a Satélite pelo (34) 2013-200, atendimento@sateliteseguranca.com, pelas nossas redes sociais ou pelo chat aqui no site.