Blog

6 dicas para evitar fraude em boletos bancários

/ / Blog

Por mais que este tema não tenha relação com Monitoramento de Alarmes e Câmeras, Portaria Remota, Controle de Acesso, entre outros serviços da Satélite, estamos falando de uma ameaça real à sua segurança. Sim, a fraude em boletos bancários ainda acontece com maior frequência do que imaginamos, e os golpes estão cada vez mais sofisticados. Para se ter uma ideia, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou essa modalidade criminosa aumentou 45% durante a pandemia.

O desfalque na conta acontece por conta em um vírus chamado Bolware, que é instalado no computador e pode alterar os dados do boleto bancário. Funciona da seguinte maneira: o malware é instalado no computador ou celular da vítima, por exemplo, após um download, e acaba por fornecer o controle da máquina ao invasor, e este adultera as informações essenciais de um boleto, como valor e a conta de depósito do dinheiro. E aí, assim que o documento é aberto, a ação acontece.

É possível evitar esse golpe?

Sim, é totalmente possível evitar fraude em boletos, mas requer atenção e alguns cuidados básicos. Portanto, vamos enumerar algumas boas práticas para o seu dia a dia que vão te auxiliar nessa prevenção.

1 – Antes de pagar, verifique mais de uma vez se as informações que constam nos boletos são as mesmas fornecidas pelo beneficiário. Não se esqueça também de averiguar se há erros de português, diferenças na formatação do documento em questão e se há falhas no leitor de código de barras.

2 – Ainda sobre a verificação de dados, aposto que você já deve ter recebido boletos grandes empresas das quais sequer é cliente. Isso é comum. Os criminosos geram milhares de boletos em nome de uma empresa, como VIVO, Claro ou a SKY, por exemplo, e enviam para vários endereços de e-mail aleatoriamente. Se o seu provedor for bom, pode ser que nem chegue à sua Caixa de Entrada ou seu antivírus já faça o bloqueio da mensagem.

3 – Por falar nisso, nossa próxima dica pode parecer óbvia, mas acredite, muitas pessoas deixam passar despercebido ou sequer tem um instalado. Estamos falando do antivírus. É importante fazer constantes varreduras e mantê-lo atualizado.

4 – Atualmente, é possível pagar boletos vencidos em qualquer instituição, porém existem muitos sites falsos atuando nesse meio. Solicite à Satélite Segurança Eletrônica ou qualquer outra empresa o boleto atualizado

5 – Caso você desconfie do emissor do boleto, não pense duas vezes antes de buscar o CNPJ no boleto e cheque se ele é real por meio de uma consulta no site da Receita Federal.

6 – Caso você seja vítima desse tipo de crime, a nossa orientação é que faça o Boletim de Ocorrência apresentando o boleto original e o fraudado. Além disso, entre em contato com o seu banco o mais rápido possível para que este realize o estorno do pagamento.

Portanto, muito atenção às essas dicas e compartilhe esse texto com outras pessoas que possam ser beneficiadas. E em caso de novas dúvidas, fale com a Satélite Segurança Eletrônica.