Blog

Qual é o melhor tipo de gravação de imagens?

/ / Blog

Recentemente falamos aqui no blog da Satélite Segurança Eletrônica sobre o mercado e o objetivo das câmeras de segurança. Este serviço tem se expandido rapidamente nas residências e imóveis comerciais, abrindo a possibilidade para diferentes tipos de câmeras, monitoramento de imagens e tipos de gravações de imagens. Vamos discutir justamente esse último item é apresentar a você as melhores opções disponíveis no segmento de segurança eletrônica e ajudá-lo (a) a escolher o melhor para a sua atividade.

Quando o cliente opta pelo monitoramento Remoto de Imagens, o mais comum é a gravação por eventos. Neste caso, o circuito fechado de televisão (CFTV) está interligado ao alarme e a gravação se inicia quando há um disparo (mediante a violação de algum sensor), encerrando-se ao fim do mesmo. Em outros termos, quando o disparo ocorre, é enviada uma “solicitação” ao software de imagem para começar a gravação.

Uma das vantagens é o fato de apenas as imagens do evento estarem guardadas, facilitando, assim, na identificação das ocorrências. Este recurso não grava quando o alarme está desativado, o que limita o seu uso em situações específicas. Porém o monitoramento remoto de imagens além de diminuir os disparos falsos e agilizar as providências a serem tomadas, grava especificamente a hora em que houve a violação, o que é muito importante, uma vez que com muita frequência os ladrões danificam o sistema de CATV ou mesmo o roubam.

Então para o dia a dia melhor opção seria a gravação por detecção de movimento. Como o próprio nome já diz, a câmera começa a gravar quando captura algum movimento. Para uma fachada de loja, durante a madrugada, pode ser uma boa opção, afinal não é preciso manter a gravação o tempo todo – o que ajudaria a economizar espaço no HD e melhorar o monitoramento. Lembramos que insetos, plantas, chuva e até mesmo câmeras de má qualidade acionam a gravação, comprometendo o espaço do HD. Este recurso também pode não gravar movimentos muito sutis, o que pode levar a perda de algum evento.

Por fim, temos a gravação 24/7 (24 horas por dia; 7 dias por semana). Ela permite que as câmeras captem qualquer movimento em tempo real, o que requer uma estrutura adequada, como espaço suficiente em HD. A vantagem deste sistema é que nada é perdido; em contrapartida, além de uma grande estrutura de gravação, se ocorrer um evento em que não sabemos o seu horário preciso, torna-se um transtorno encontrar a devida imagem.

E para sua residência ou negócio, qual tipo de gravação de imagens é o ideal? Fique por dentro deste e de outros serviços de Segurança Eletrônica oferecidos pela Satélite Segurança Eletrônica.