Blog

Alarmes e câmeras sempre monitorados

/ / Blog

De todos os assuntos abordados em nosso blog até o momento, este é um dos mais simples de mostrar a discrepância de qualidade, pois estamos falando de alarmes monitorados, ou seja, uma empresa capacitada funcionando 24 horas por trás da sua segurança, e de segurança não monitorada, na qual sua proteção depende de si mesmo. A pergunta que faremos desde o início é: vale o risco?

Uma das melhores opções para prevenir arrombamentos em residências ou comércios é a instalação de um sistema de segurança eletrônico monitorado. Os sistemas de segurança são instalados e monitorados por empresas especializadas, como é o caso da Satélite Segurança Eletrônica. Os projetos basicamente são elaborados com câmeras, detectores de movimento, sensores de porta, sensores de quebra de vidro e cerca elétrica são algumas das opções. O objetivo é simples: qualquer evento gerado pelo alarme como: disparo, falta energia no local, bateria do sistema baixa, arme e desarme, entre outros, a empresa é acionada imediatamente, e tomas as providências necessárias, que foram previamente combinadas com o cliente.

Falsa segurança

A Satélite nunca acreditou e nunca incentivou quem optasse por colocar alarme e câmeras sem estarem monitoradas. Temos que nos lembrar que estes equipamentos são sujeitos a problemas técnicos, dependem de energia elétrica e bateria ou seja, quando não são monitorados são extremamente vulneráveis, e o pior, criam uma falsa sensação de segurança.

Outra possibilidade que podemos encontrar e pode trazer graves consequências é o monitoramento próprio. É isso mesmo que você leu: são sistemas de segurança em que a pessoa monitora o próprio alarme. Neste caso os eventos do alarme são enviados para um celular.

O monitoramento próprio, além da falsa segurança que mencionamos acima, torna o usuário dependente do sinal de celular, o coloca em risco porque ele mesmo tem que averiguar os eventos, mas, acima de tudo, o torna escravo da sua segurança, perdendo um tempo precioso que poderia estar com a família ou trabalhando.

Alarme monitorado por uma empresa

Você não precisa se preocupar em monitorar o sistema ou entrar em contato com as autoridades quando o alarme é disparado, o que é bem útil se você está longe do ambiente em questão.

  • Quando instalado corretamente, um sistema monitorado é configurado para cobrir todos os cômodos da sua casa e acessos, para que não haja “pontos cegos”.
  • A Satélite usa as linhas telefônicas tradicionais para monitorar, mas também tem e sugere, a opção por monitoramento via rádio, que é mais rápido e seguro, pois o monitoramento continua funcionando em caso corte da linha telefônica. Lembre-se: monitoramento próprio o torna dependente de uma operadora de telefonia.
  • A integração do sistema de alarme com as câmeras vem ganhando muita força, porque, além dos DVRS estarem programados para gravar no local, as imagens originadas a partir de sinais de alarme também são armazenadas remotamente pela empresa. Isso garante que, nos casos em que o invasor destrua os equipamentos de CFTV do local, as imagens originadas a partir de intrusão sejam preservadas. Outra vantagem significativa da integração é que todo o processo de verificação da ocorrência e acionamento da Unidade Móvel – autoridades competentes e demais providências necessárias – é realizado com mais rapidez e segurança, já que a Central de Monitoramento possui informações provenientes das imagens captadas.

Poderíamos enumerar vários outros pontos positivos do alarme monitorado, mas entendemos que essas informações são as necessárias para entender um pouco mais dessa tecnologia.

Portanto, pesquise bastante antes de tomar qualquer decisão. Sempre chamamos atenção para esse fator, pois está em jogo a sua segurança e de sua família. Para dar continuidade a esse assunto e esclarecer mais, criamos o e-book Como Escolher sua Empresa de Segurança. Temos certeza que esse leitura acrescentará muito às suas decisões.