A portaria remota é o futuro da administração de condomínios. O motivo? Trata-se de uma solução inovadora que pode reduzir os custos condominiais em até 50% e ainda aumenta a sua segurança. Ela integra vários segmentos da segurança eletrônica, que são os alarmes, câmeras e controle de acesso.
A portaria remota pode ser usada em condomínios horizontais, verticais e até mesmo em empresas, porem grandes condomínios, ou mesmo locais com muitos acessos, podem elevar muito o seu custo e não ter a eficiência esperada. Para estes casos é muito importante fazer um estudo minucioso para verificar se é recomendável a implementação. Para seu sucesso, de qualquer maneira, é sempre importante o envolvimento e aprovação de todos os moradores.
Com a portaria remota, todo o controle da portaria passa a ser feito pela internet por uma empresa especializada durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, substituindo integralmente os porteiros. Aqui é importante ressaltar que a presença de um zelador no horário comercial é fundamental para o sucesso da portaria remota
A eclusa de pedestres, que impede que alguém tenha acesso ao condomínio a partir do momento em que se abre o primeiro portão, é um item obrigatório. Já a eclusa de veículos é muito recomendada, mas através de sensores, câmeras e restrições de acesso, é possível operar sem ela.
A execução da portaria remota deixa o acesso livre para moradores e funcionários. Esse acesso pode ser realizado através de senhas numéricas, autenticação biométrica, tags ou cartões de liberação.
Já os visitantes, prestadores de serviços e entregadores precisarão ter a sua entrada aprovada pela central. O procedimento funciona da seguinte forma:
Quando uma visita ou prestador de serviço chega ao condomínio, toca o interfone – que é atendido remotamente por um operador. Depois de identificado, a primeira porta é aberta e, neste momento, o operador acompanha tudo através das câmeras. Após fechar a primeira porta, a segunda é aberta, liberando o acesso ao condomínio.
O mesmo procedimento é seguido para a liberação de veículos visitantes, neste caso, a placa do carro e a identidade do motorista são verificados. Em conjunto, sensores para fechamento automático e anti-esmagamento podem ser utilizados nas garagens prevenindo situações de risco.
Outro fator que pesa pela opção da portaria remota é o fato de ela não poder ser rendida, já que não existem porteiros no local, e uma tentativa de invasão do condomínio pode ser detectada por câmeras e sensores. Além disso, botões de pânico podem ser usados para facilitar os pedidos de auxílio.
O distanciamento da portaria remota também evita a criação de vínculos e amizades com pessoas estranhas ao condomínio.
Menor número de roubos
Os fatos mostram que, em 90% das ocorrências de roubo em condomínios, os assaltantes entraram pela porta da frente do condomínio, ou seja, ludibriam, principalmente, o porteiro em serviço
Precisamos nos lembrar que apesar dos inconvenientes acima, ao retirar os porteiros o condomínio fica mais vulnerável e o atendimento prejudicado. Em virtude disso, a empresa que presta esse serviço tem que ter uma boa estrutura para que o atendimento seja ágil, eficiente e seguro. Também é fundamental uma internet de boa qualidade com redundância, sistema de nobreak, e assistência técnica 24 horas.