Blog

Disparos falsos são mais sérios do que se imagina

/ / Blog

Recentemente, a Satélite Segurança Eletrônica publicou em seu site um Guia sobre Sensores explicando o funcionamento destes. Esse material foi pensado, principalmente, para destacar a importância de evitarmos os indesejáveis alarmes falsos, um dos maiores problemas da segurança eletrônica – algo já recorrente em nosso blog, nos e-mails aos clientes e em nossas redes sociais. Além deles, temos observado também que, em alguns casos, sensores de movimento são obstruídos ou o layout do local alterado, deixando o imóvel totalmente vulnerável.

Como foi explicado no e-book, o sensor de movimento não emite nada, e sim faz uma leitura do ambiente e, quando detecta calor infravermelho, o alarme é acionado. Assim sendo, qualquer obstáculo, por menor que seja, pode diminuir a sua eficácia. Sendo mais específico, estamos nos referindo ao Sensor Infravermelho Passivo. Temos também o Sensor Infravermelho Ativo, que requer os mesmos cuidados, mas a diferença é que ele tem um emissor com um ou mais feixes de infravermelho e um receptor.

Em relação à alteração dos layouts, por ocasião da elaboração do projeto pelo consultor de Segurança, são levantados os fatores de risco para definir a quantidade e o tipo de sensores. Entre estes fatores temos o layout do local, que inclui: possíveis obstáculos, acessos externos, tamanho dos cômodos a serem protegidos, ambiente, entre outros.

Como os sensores de movimento têm um ângulo de leitura e alcance limitado, pode ser, por exemplo, que uma nova porta fique aberta no local fique em um ângulo morto do sensor, deixando o local desprotegido. Por estes motivos, qualquer alteração deve ser comunicada imediatamente à Satélite Alarme para verificarmos a necessidade de trocar um sensor ou acrescentar mais um.

Se tiver alguma dúvida com relação aos problemas mencionados, contate imediatamente um consultor da Satélite para que ele possa readequar o seu projeto.

Contamos sempre com a sua ajuda para diminuir esses obstáculos causados por fatores externos.